Fachada não é o que determina a compra do imóvel
Para fechar a compra de um imóvel, o futuro dono leva em conta um
conjunto de fatores, como planta, vagas de garagem e área de lazer. A
fachada é importante, mas não é determinante na escolha, aponta Fátima
Rodrigues, diretora geral de vendas da Coelho da Fonseca.
Ela acrescenta que os neoclássicos não deixaram de vender, mas
representam, hoje, 20% dos lançamentos, ante 80% dos imóveis que se
encaixam no perfil contemporâneo.
"O auge dos neoclássicos foi dos anos 1990 até os 2000. Mas, se você
fizer hoje um belo projeto neoclássico, ele não deixará de vender,
porque ainda tem muita gente que gosta do estilo", diz Fátima, que
percebe a disseminação de fachadas contemporâneas em lançamentos. "As
construtoras estão usando mais vidros para dar amplitude de vista para
as sacadas que oferecem."
Tatiana Ferraz, gerente de marketing da Elite Brasil Inteligência
Imobiliária, reforça que os neoclássicos eram mais disseminados há 15
anos. "Hoje, os imóveis estão ganhando cada vez mais linguagens
arrojadas e criativas."
Já Monique Donata Tonini, 38, dona da imobiliária Casa Bacana, diz que a
arquitetura que seus clientes mais procuram é a dos anos 1960. "Hoje,
99% já chegam com o discurso do 'não me venha com neoclássicos'. Eles
não querem nem visitar para ver se gostam."
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